top of page

Sobre mim...

Rui Miguel dos Santos Dias, nasci a 12 de Fevereiro de 1984 na cidade de Évora, na região do Alentejo em Portugal. Completei a escolaridade obrigatória (12º ano) na Escola Secundária André de Gouveia em Évora com uma média de 16 valores tendo concorrido ao Ensino Superior com o objectivo de ingressar no curso de Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico (IST), objectivo esse cumprido com uma nota de candidatura de 16,65 valores. Entre 2002 e 2008 frequentei o curso de Engenharia Civil no IST, concluindo 27 unidades curriculares com uma média de 12 valores, não me sentido totalmente adaptado à nova cidade e a essa Universidade resolvi mudar o rumo e transferir-me para a Universidade de Évora para o curso de Matemática Aplicada. Concluindo a licenciatura em Matemática Aplicada em 2011 com uma média de 14 valores e decidi ingressar num Mestrado para aumentar o meu grau de qualificações e ganhar mais ferramentas para entrar no mercado de trabalho. Em 2011 optei pelo Mestrado em Modelação Estatística e Análise de Dados, nesta mesma Universidade, o qual terminei com a classificação de 16 valores. Tendo em vista o enriquecimento do currículo e aumento de competências candidatei-me ao Programa de Doutoramento em Matemática na Universidade de Évora com a esperança da obter uma bolsa de investigação que me ajudasse financeiramente a custear essa etapa da minha vida. Tendo sido aceite como aluno do Programa de Doutoramento acabei por não conseguir o financiamento desejado e decidi cancelar essa inscrição.

Durante o período acima descrito, durante cerca de dois anos e até finais de 2013 trabalhei como bolseiro de investigação para dois projectos já existentes na Universidade de Évora, tendo alguns artigos e comunicações apresentadas em eventos nacionais e internacionais. O primeiro projecto intitulado “(Re)Definição de uma Rede de Ensino Superior em Portugal: Desafios decorrentes da demografia, do crescimento económico e da coesão territorial.” e o segundo “O Duplo Adiamento: intenções reprodutivas de homens e mulheres depois dos 35 anos.”.

No início de 2014 fico desempregado e começo a minha procura por um emprego, inscrevo-me no Centro de Emprego e Formação Profissional de Elvas e no final do ano tomo conhecimento através de um familiar dos cursos de aeronáutica que estão a ser dados no CEFP de Évora. O feedback dado foi muito positivo e resolvo inscrever-me no curso de Maquinação CNC por achar que é o que melhor se adequa às minhas competências e qualificações, assim como pela possível alta taxa de empregabilidade. Em Março faço os testes psicotécnicos e entrevista e no dia 22 de Junho inicio o curso no CEFP de Évora.

bottom of page